top of page
Terapêuticas

Acupuntura

É uma das técnicas que pertencem à milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a qual entende o ser humano como um todo indivisível e vê as doenças como manifestações de desequilíbrios energéticos. Segundo a MTC, a nossa fisiologia é comandada por funções e fluxos energéticos que atuam em todos os órgãos, tecidos, glândulas e sistemas. 

Embora a acupuntura seja muito divulgada cientificamente no Brasil para o tratamento de dores agudas e crônicas e de diversas doenças e disfunções físicas, ela atua também na prevenção e no tratamento de doenças e desordens, percebendo os sinais que o corpo manifesta, muitas vezes tempos antes de aparecerem sintomas físicos, que normalmente são evoluções de desequilíbrios mais "sutis". Podendo também ser utilizada para a promoção e a prevenção de saúde e no tratamento de algumas condições mentais e psíquicas. 

A técnica é frequentemente utilizada em associação a outras terapias da MTC, como moxabustão (aplicação de calor), ventosa, dieta, medicamentos fitoterápicos, entre outras.

Todas as doenças são representações do desequilíbrio de duas energias opostas, mas inter-dependentes, que permeiam todo o universo: o Yin e o Yang.”
(Houng-Ti – O Imperador Amarelo)
acupuncture-5126777_1280.jpg

O que é?

A técnica consiste na inserção de finas agulhas pelo corpo para estimular pontos específicos que tratam e equilibram o corpo, as emoções e a mente. Os pontos também podem ser estimulados com sementes, esferas, ímãs, aquecimento, pressão digital, pastilhas de silício, laser e outros meios. 

A acupuntura é uma excelente ferramenta para maximizar o bem-estar e a longevidade e auxiliar tanto na prevenção como no tratamento de diversas dores, doenças e disfunções. 

É uma das terapias que há anos integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Brasil e em diversos outros países. 

No Brasil, o Ministério da Saúde permite que a terapia seja aplicada por profissionais técnicos, enfermeiros, psicólogos, odontologistas, veterinários e médicos, todos devidamente especializados.

Benefícios

  •  A técnica é amplamente utilizada para alívio de dores e tratamento de diversas condições agudas e crônicas nos âmbitos físico, mental e emocional. 

  •  Atua no relaxamento e no alívio de tensões, por ativar a liberação de endorfina e serotonina.

  •  Promove o funcionamento mais adequado de órgãos e vísceras, tecidos e sistemas do corpo, auxiliando a homeostase (capacidade natural de autorregulação do corpo).

  •  Auxilia no equilíbrio psíquico, sendo um ótimo coadjuvante no tratamento de quadros de ansiedade e depressão.

Como funciona?

Na primeira sessão, é realizada uma  avaliação do paciente por meio de levantamento do histórico; anamnese; palpação do pulso, tórax e abdome e observação da língua. Após essa avaliação, são estabelecidos os pontos para inserção de agulhas, aquecimento ou aplicação de ventosas, assim como outras medidas auxiliares ao tratamento da queixa principal, se for o caso. Nas demais sessões, os sinais e sintomas são monitorados e a terapia é aplicada, fazendo-se os ajustes necessários aos pontos aplicados. A quantidade de aplicações varia de acordo com a queixa e a resposta de cada paciente. 

Os efeitos geralmente são percebidos durante ou logo após a primeira sessão e costumam permanecer nos dias subsequentes, sendo a melhora gradativa e dependente da condição, tempo de existência da mesma e de outros fatores relacionados.

aiguille-1280088_1280.jpg

A primeira sessão leva em torno de 1 hora e meia, e as demais costumam levar de 45 a 60 minutos.

Na maior parte dos casos, utilizo as técnicas japonesas de acupuntura, sistema ainda não tão conhecido no Brasil, cujas inserções de agulhas são mais gentis e superficiais, e, portanto, praticamente indolores para a maioria das pessoas.

bottom of page